top of page
Linhas de Pesquisa
Nesta página são descritas as linhas de pesquisa gerais existentes dentro do grupo GPFees.
​
Entrada do Campo Experimental do PPGGeot UnB (2011)
Desenvolvimento de Pesquisas e Conhecimento no Grupo
As seguintes linhas de pesquisa são coordenadas:
​
​
​
Contenções e Escavações
​
Esta linha tem o objetivo de avaliar técnicas de projeto e de comportamento de sistemas de contenção em maciços terrosos, sejam implantados em solos saturados ou não saturados, além de aspectos correlatos aos mesmos como sua análise numérica, a instrumentação de obras existentes e a verificação analítica e/ou numérica de estruturas em verdadeira grandeza no Centro Oeste. Estuda também taludes naturais ou artificiais, e sistemas integrados de estabilização, drenagem e fluxo.
​
Fundações e Ensaios de Campo
​
Avaliação de técnicas inovadoras de projeto de fundações e do uso direto de ensaios de campo em solos tropicais ou sedimentares, além de validação de técnicas já existentes de simulação de fundações e seus assuntos correlatos, como o comportamento não saturado do material e sua influência no desempenho das fundações. Avalia o comportamento de estruturas típicas executadas no Centro Oeste em sua condição isolada e em grupo, e de fundações especiais do tipo “radier estaqueado”, buscando-se estabelecer o entendimento do comportamento das mesmas e de seu projeto / performance. A utilização de provas de carga e o comportamento em escala reduzida, e em simulações numéricas, são incentivados nesta linha de pesquisa.
​
​
Estruturas Superficiais de Energia Geotérmica (*)
​
Aplicada à concepção, ao entendimento, e aos mecanismos teóricos, científicos e técnicos para a implantação e dimensionamento de sistemas geotérmicos superficiais, como as fundações profundas do tipo trocadoras de calor (“geotermal energy piles”) ou as perfurações trocadoras de calor (“borehole heat exchangers”) para a climatização sustentável de superestruturas. Esta é uma linha de pesquisa na fronteira geotécnica / geotérmica / ambiental com interface na engenharia mecânica e na arquitetura (conforto térmico) que visa o estudo dos distintos componentes do sistema energético integrado, enfocando no entendimento termo-mecânico do comportamento das fundações, e da transferência de calor entre as mesmas, o meio geotécnico local e o fluído interno circulante. Esta linha de pesquisa se realiza no momento via estudos em modelo reduzido e por simulações numéricas da infraestrutura (solo-fundação).
​
(*) OBS: Em recente pos-doc de 6 meses (2019) no IST de Lisboa houve a oportunidade do Professor se aprofundar nesta linha de estudo, gerando uma extensa revisão bibliográfica sobre o assunto, que pode ser referenciada por DOI e livremente disponibilizada no ícone a seguir:
Cunha (2019) PDF
Cunha (2020) Video
Lista de Projetos de Pesquisa
Arquivo Completo
Download
(Data da atualização do site)
bottom of page